Entrada > RegionsArts EoE 5º Edição

RegionsArts EoE 5º Edição

A Porto Design Factory, estrutura do Politécnico do Porto, líder do Projeto Europeu "RegionArts - Enhancing SME growth by the integration of Artists in ICT projects", participou na 5ª troca de experiências (EoE) do projecto, organizada pelo parceiro Startup Europe Regions Network (SERN), de 05 a 07 de novembro de 2019 em Bruxelas.


A Porto Design Factory, estrutura do Politécnico do Porto, líder do Projeto Europeu "RegionArts - Enhancing SME growth by the integration of Artists in ICT projects", participou na 5ª troca de experiências (EoE) do projecto, organizada pelo parceiro Startup Europe Regions Network (SERN), de 05 a 07 de novembro de 2019 em Bruxelas. 

 

A análise de programas de apoio e de boas práticas existentes nas regiões dos parceiros, permitiu reconhecer a pertinência das sinergias previamente estabelecidas ao nível regional que fomentaram o desenvolvimento de colaborações de sucesso entre as áreas das Artes e das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). 

 

Os workshops e as visitas de estudo realizados neste âmbito foram dedicados, em grande parte, a associações, como a European Regions Research & Innovation Network (ERRIN) que apoia stakeholders regionais e locais no desenvolvimento de seus ecossistemas de inovação, e na promoção da sua capacitação para a investigação e a inovação, e a Flanders District of Creativity (Flanders DC) que apoia e promove as Indústrias Criativas na região da Flandres, e é fundadora da rede Districts of Creativity (DC) que conecta 13 das regiões mais criativas e inovadoras do mundo.

 

A promoção da competitividade e da inovação das PMEs é uma prioridade dos programas públicos de apoio às empresas. Para esse fim, as autoridades públicas executam várias medidas (vouchers, mentoring, prémios, etc.). Neste contexto do 5º EoE, foram realizadas apresentações pelas entidades Bureau of European Design Association (BEDA), STARTS Ecosystem, Creative Europe MEDIA Desk Flanders, Regional Initiative for Culture and Creativity (RICC), Art Partner, Screen.brussels Cluster e Cultural and Creative Sectors Guarantee Facility (CCS GF) do Fundo de Investimento Europeu.

 

A última sessão decorreu nas instalações da representação da Região de Molise em Bruxelas, onde representantes da Comissão Europeia - Barbara Stacher (DG EAC), Ingrid Rones e Ivan Brincat (DG Connect, Audiovisual Industry and Media Support Programmes, Creative Europe MEDIA) - partilharam o plano de trabalhos para a Cultura 2019-22 da União Europeia, bem como diversas oportunidades de financiamento, nomeadamente, o novo programa com início em 2021, e apresentando ainda vários casos de sucesso já implementados ao nível europeu.

Esta partilha e análise de boas práticas, instrumentos políticos e medidas de apoio, contribuirá para o desenvolvimento de um plano de ação, com o objectivo de fomentar a integração das Artes com as TIC para a promoção da inovação das PME's nas regiões parceiras e na região Norte de Portugal.

Autor

jorgeresende

Partilhar