Entrada > Os pilares > Porto Design Factory

Kick Off Week | MarianaSantos©

Porto Design Factory

A Porto Design Factory é um laboratório de ideias com base no trabalho interdisciplinar, na investigação aplicada e na colaboração industrial. Aqui, os alunos das mais diferentes áreas cooperam no desenvolvimento de projetos inovadores com a ambição de promover uma mentalidade empreendedora através de um modelo de educação baseado na aprendizagem orientada para a resolução de problemas. 

Nos nossos programas educativos, equipas internacionais interdisciplinares (misturando estudantes de engenharia, design, comunicação, ciências empresariais, educação, etc do P.PORTO e estudantes de um vasto conjunto de universidades internacionais parceiras) trabalham em conjunto para responder a desafios de inovação propostos por parceiros empresariais nacionais e internacionais, desde startups e PME a grandes multinacionais. 
Através dos projetos, os estudantes passam por um processo intenso e iterativo de needfinding, idealização e prototipagem rápida, para criar e desenvolver novas ideias de produto ou serviço e provas de conceito.

Ponto de encontro das oito Escolas, a Porto Design Factory (PDF) integra a Design Factory Global Network (DFGN), composta por 20 instituições de quatro continentes. Esta rede possibilita o intercâmbio de alunos e docentes entre os diferentes núcleos, além da troca e partilha de conhecimentos e a colaboração em projetos. A DFGN está instalada em todos os continentes, de Helsínquia a Xangai, de Melbourne a Santiago do Chile, passando pela Holanda, Genebra ou Nova Iorque.

Ao encorajar um ecossistema inovador centrado no diálogo interdisciplinar e no trabalho em equipa acreditamos dar as ferramentas necessárias para criar a capacidade de resposta e ajustamento ao tecido socioeconómico da região, designadamente junto das indústrias de maior significado.