Entrada > Os pilares

Os pilares

Os nossos Pilares

A Porto Global Hub é uma plataforma bidirecional que, por um lado, aspira absorver o conhecimento da rede de inovação circundante e, por outro lado, transferir esse conhecimento para a comunidade de empreendedores e inovadores.

Devido à Porto Global Hub ser um pilar integrador de inovação do Politécnico do Porto, não apenas obtemos acesso ao ecossistema de inovação, mas também pretendemos reunir todas as pesquisas científicas para esse mesmo ecossistema. Para cumprir os nossos objetivos, pretendemos aplicar métodos de ensino inovadores, promover a mentalidade empreendedora, encontrar e aplicar diferentes tecnologias em novas pesquisas e, finalmente, apresentar diversos serviços de consultoria à rede.

Por isso mesmo, todos os projetos devem cumprir 5 requisitos fundamentais:

 

1. Trabalho de Equipa;
2. Trabalho Interdisciplinar;
3. Ambição Internacional;
4. Foco no Impacto;
5 Foco no Utilizador Final.

Do seu percurso, os estudantes trabalham em projetos que permitem o desenvolvimento de 10 competências críticas:
 

1. Solução de Problemas Complexos
2. Pensamento Crítico
3. Criatividade
4. Gestão de Pessoas
5. Coordenação com Outros
6. Inteligência Emocional
7. Análise e Tomada de Decisão
8. Orientação para o Serviço
9. Negociação
10. Flexibilidade Cognitiva

O modelo da Porto Global Hub foi desenvolvido para trabalhar diretamente com estudantes de licenciatura, mestrado ou pós-graduação, por meio de um caminho integrado destinado a capacitá-los para se tornarem a nova geração de inovadores globais. Durante este percurso, os estudantes podem trabalhar em três fases diferentes: educação, inovação e aceleração. Estas etapas destinam-se a ajudar os estudantes a aprenderem diferentes competências críticas e transversais, que respondam aos novos desafios e exigências do mercado e valorizem a formação técnica e especializada adquirida no P.PORTO ou noutras universidades.

Porto Design Factory

A Porto Design Factory é um laboratório de ideias com base no trabalho interdisciplinar, na investigação aplicada e na colaboração industrial. Aqui, os alunos das mais diferentes áreas cooperam no desenvolvimento de projetos inovadores com a ambição de promover uma mentalidade empreendedora através de um modelo de educação baseado na aprendizagem orientada para a resolução de problemas. 

Nos nossos programas educativos, equipas internacionais interdisciplinares (misturando estudantes de engenharia, design, comunicação, ciências empresariais, educação, etc do P.PORTO e estudantes de um vasto conjunto de universidades internacionais parceiras) trabalham em conjunto para responder a desafios de inovação propostos por parceiros empresariais nacionais e internacionais, desde startups e PME a grandes multinacionais. 
Através dos projetos, os estudantes passam por um processo intenso e iterativo de needfinding, idealização e prototipagem rápida, para criar e desenvolver novas ideias de produto ou serviço e provas de conceito.

Ponto de encontro das oito Escolas, a Porto Design Factory (PDF) integra a Design Factory Global Network (DFGN), composta por 20 instituições de quatro continentes. Esta rede possibilita o intercâmbio de alunos e docentes entre os diferentes núcleos, além da troca e partilha de conhecimentos e a colaboração em projetos. A DFGN está instalada em todos os continentes, de Helsínquia a Xangai, de Melbourne a Santiago do Chile, passando pela Holanda, Genebra ou Nova Iorque.

Ao encorajar um ecossistema inovador centrado no diálogo interdisciplinar e no trabalho em equipa acreditamos dar as ferramentas necessárias para criar a capacidade de resposta e ajustamento ao tecido socioeconómico da região, designadamente junto das indústrias de maior significado.

 

Porto Business Innovation

A Porto Business Innovation é a porta de entrada para uma conexão entre a academia, a realidade empresarial, a sociedade e as administrações públicas. Com base no conhecimento e inovação dos processos, a Porto Business Innovation tem como objetivo promover novas oportunidades de negócios e desenvolver novos produtos e serviços de forma a chegar rapidamente ao mercado. A Porto Business Innovation (PBI) beneficia-se das diversas áreas de atuação do Politécnico do Porto tais como os seus investigadores e unidades de pesquisa para fomentar os serviços de consultoria prestados às empresas. As áreas de atuação do PBI são engenharia em parceria com ISEP e ESTG, negócios com ISCAP e ESTG, saúde através da ESS, indústrias criativas com a ESMAD, ESE e ESMAE e, finalmente, hotelaria e turismo através da ESHT.

Ao aproveitar as instalações do workshop do Porto Global Hub e da equipa especializada, a Porto Business Innovation oferece à comunidade os seguintes serviços:

- Prototipagem à base de madeira;

- Impressão 3D e 2D;

- Oficinas de introdução a diversos assuntos;

- Consultoria de projetos;

- Eletrónicos;

- Reserva de oficinas diárias;

- Treino complementar. 

Startup Porto

A Startup Porto tem como objetivo promover o surgimento e o desenvolvimento de uma nova geração de negócios, promovendo programas de empreendedorismo, não apenas para o ecossistema do Porto, mas para todo o país. O nosso objetivo é facilitar o processo entre a imaginação de um produto e a inserção do mesmo no mercado. Para isso, oferecemos uma ampla gama de programas, como pré-aceleração, aceleração e eventos para interligar empreendedores e investidores, que terão como alvo diferentes estágios de desenvolvimento.

É essencial haver um espaço de rede entre startups, indústria e educação, e por essa mesma razão, a Startup Porto ambiciona criar esse elo através do nosso processo de incubação e parcerias com outras redes similares tais como as Innovation Hubs.

O que pretendemos atingir com a Startup Porto é:
- Indústrias criativas;
- Economia circular e CLEANTECH;
- ETECH;
- FINTECH;
- Cuidados de saúde;
- Hospitalidade e turismo (e novos alimentos);
- Indústria 4.0;
- Economia Social.