Entrada > O CONNECT5 é um dos 10 Pólos de Inovação Digital que constituem a Rede Nacional de Digital Innovation Hubs com acesso à Rede Europeia de Digital Innovation Hubs (EDIH).

O CONNECT5 é um dos 10 Pólos de Inovação Digital que constituem a Rede Nacional de Digital Innovation Hubs com acesso à Rede Europeia de Digital Innovation Hubs (EDIH).

No passado dia 25 de junho, o Pólo de Inovação Digital – CONNECT5 – foi reconhecido como Pólo de Inovação Digital para integração na Rede Nacional e designação para candidatura de acesso à Rede Europeia, através de concurso específico a abrir pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Europa Digital.


O CONNECT5 apresenta a área da conetividade como foco e é composto por 12 entidades especializadas nas áreas das tecnologias da informação, comunicação e eletrónica, nomeadamente o Cluster TICE.PT, os Centros de Interface CeiiA e Instituto de Telecomunicações, o Colab DTx e as instituições de ensino superior Universidade de Aveiro, Universidade da Beira Interior, Universidade de Coimbra, Universidade de Minho, Universidade de Porto, Instituto Politécnico do Porto, Instituto Politécnico de Viseu e o Politécnico de Leiria

Estas entidades representam alguns dos principais atores das tecnologias de informação, comunicação e eletrónica (TICE) a nível nacional, reunindo um conjunto relevante de infraestruturas, conhecimentos técnico-científicos e ligações a um vasto número de empresas do setor, acrescidos de associações empresariais de referência. Este conjunto de atores irá permitir aprofundar e transmitir know-how ao nível da transformação digital das PME e administração pública, alavancados nas tecnologias digitais, nomeadamente no 5G, Cloud, IoT, BigData/analítica e sistemas ciberfísicos e suportados em áreas de conhecimento como a Inteligência Artificial (IA), a Computação de Alto Desempenho e a Cibersegurança.

O CONNECT5 permitirá acelerar a transformação digital das PMEs e da administração pública, contribuindo para a sua competitividade. Em particular esta transformação digital será potenciada, entre outros, através da implementação de sistemas ciberfísicos, capazes de serem interligados por redes que suportam a massificação expectável destes sistemas, como é o caso do 5G, apoiados por tecnologia avançada de Inteligência Artificial, computação de alto desempenho e sistemas cloud. O CONNECT5 apresenta-se como fundamental para o avanço significativo de um vasto conjunto extenso de entidades, face à atual realidade empresarial, ao representar um marco na futura dinamização de negócios, desenvolvimento de novas soluções e agilização de processos.

É de referir que os Pólos de Inovação Digital são redes colaborativas que incluem centros de competências digitais específicas, com o objetivo de disseminação e adoção das tecnologias digitais por parte das empresas e da administração pública, contribuindo para o aumento da competitividade dos seus processos, produtos e serviços. A rede de Pólos de Inovação Digital reconhecidos estará interligada com a Rede Europeia de Digital Innovation Hubs a dinamizar pela Comissão Europeia no âmbito dos programas-quadro europeus para 2021 -2027.

A estratégia operacional do CONNECT5 possibilita a transferência de competências fundamentais à expansão e transformação digital dos clientes alvo dos serviços do CONNECT5, bem como a criação e reforço de cadeias de valor na UE, essenciais à competitividade e coesão social a nível nacional e europeu.

Mais informações em: https://connect5.pt/

Contacto: geral@tice.pt

Autor

jorgeresende

Partilhar