Entrada > LAMPE vai ajudar crianças marroquinas

LAMPE vai ajudar crianças marroquinas

LAMPE, projeto que nasceu durante o Make-a-thon Portugal, da Porto Design Factory, é uma lanterna que depois de carregada na escola ilumina o caminho para casa de crianças marroquinas.


O Make-a-thon Portugal, evento criado e promovido pela Porto Design Factory, é uma maratona criativa e interdisciplinar, inspirada no Movimento Maker, que acelera ideias inovadoras em protótipos físicos e digitais. A primeira edição, que ocorreu entre 21 e 23 de junho de 2019, teve por base as metas de desenvolvimento sustentável da ONU e assim, a construção de produtos ou dispositivos que ajudassem a cumprir esses objetivos e que promovessem um impacto social positivo.

A LAMPE foi um dos muitos projetos que surgiram durante a primeira edição do Make-a-thon Portugal e que tiveram continuação pela mão dos seus Makers. Uma lanterna constituída por um power bank incorporado, cinco LED e uma autonomia de seis horas e que irão ser instaladas em escolas marroquinas, para que, durante as aulas, as lanternas possam ser carregadas e mais tarde levadas pelas crianças até casa.
A ideia inovadora vai permitir às crianças guiarem o seu caminho pelas escuras estradas do país e também estudarem em alturas que sem o acesso a luz não seria possível. 

A oportunidade de levar a ideia até Marrocos surge na Uniraid, uma viagem de carro, solidária, por Marrocos, para estudantes universitários. Durante as diversas etapas os estudantes entregam 40 kg de materiais de solidariedade, por várias aldeias desertas.

As primeiras 30 unidades da LAMPE serão entregues entre o dia 15 e 23 de Fevereiro.

 

Autor

jorgeresende

Partilhar