Entrada > Educação > RegionArts > Regionarts

Regionarts

Durante a última década, tem havido um crescente reconhecimento da importância dos processos artísticos e criativos como catalisadores de inovação, algo particularmente observado nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que se cruzam em muitos campos com processos artísticos. No entanto, como salientado pela Agenda Digital para a Europa, a Europa continua a “subutilizar a criatividade das PME”.Para resolver este problema, em 2016, a CE lançou a iniciativa «STARTS» (Ciência, Tecnologia e ARTS) ao abrigo do programa Horizonte 2020.

Os parceiros da RegionArts estão convencidos da necessidade de integrar as artes nas TIC para a inovação e competitividade das PME. Como autoridades regionais, agências de desenvolvimento de negócios e clusters criativos, eles têm trabalhado na promoção desses cruzamentos nos últimos anos.

Mas não é uma tarefa fácil. A maioria das políticas disponíveis é concebida para uma era da informação e do conhecimento (mesmo para uma era industrial) que não é mais predominante. A oferta de suporte ainda está fragmentada. Os programas de apoio público são muito rígidos e faltam ocasiões para colaboração e divulgação. Há também a necessidade de uma linguagem comum: as iniciativas existentes geralmente partem do setor criativo e alcançam as TIC, ou vice-versa, ou seja, ambas as partes não estão envolvidas como parceiros iguais.

 

RESULTADOS

O objetivo é melhorar a implementação dos Fundos Estruturais / outros fundos nas regiões parceiras, através da adaptação ou conceção de um esquema de apoio em cada região para a promoção de colaborações entre artistas e empresas de TIC. Consequentemente, através do regime de apoio melhorado, promoveremos cerca de 140 novas colaborações no total (cerca de 20 por região), 20% das PME beneficiárias que introduzirem uma inovação até 2022.

Principais resultados serão:

.7 workshop temáticas e 7 visitas de estudo

. 3 relatórios de políticas para os governos sobre as etapas para construir o programa de apoio

. 7 eventos regionais de match-making 'ICT meet the arts'

. 7 planos de ação de design . 1 conferência em colaboração com a SERN (Start-Up Europe Regions Network)

 

PARCEIROS

Instituto Politécnico do Porto (Lead partner - Portugal);

Consórcio Conjunto ASTER Stock (Itália);

Baltan Laboratories (Holanda);

Centro de Desenvolvimento Empresarial e Cultural da KEPA (Grécia);

Rede SERN StartUp Europe Regions (Bélgica);

Universidade da Lapônia (Finlândia);

Koprivnicki Business Support Institution (Croácia);

Região de Molise (Itália)

 

RegionArts é um programa plurianual (2018 - 2023), financiado pela Interreg Europe.