Entrada > Projetos > Link Me Up - 1000 ideias

Link Me Up - 1000 ideias

Os processos de co-criação e a capacitação para o empreendedorismo são uma ferramenta de aprendizagem, de inovação e de ligação ao tecido empresarial. Esta abordagem promove a concretização de parcerias entre entidades de ensino superior politécnico com Microempresas, PME, Associações Empresariais, Organizações, Entidades sem fins lucrativos nacionais e permitem o alargamento a outras empresas internacionais, seja com o empreendedorismo de jovens do ensino superior, ou em projetos de cooperação ao nível de investigação e transferência de conhecimento. Alavanca também a implementação de práticas pedagógicas e formativas inovadoras no contexto de cocriação.

 

Esta é uma área de investimento do Instituto Politécnico do Porto (P.PORTO), no âmbito do projeto LinkMeUp - 1000 ideias, um projeto de um consórcio de 13 Institutos Politécnicos, co-financiado pelo Fundo Social Europeu (FSE) através do COMPETE - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização. 

 

O Projeto Link Me Up - 1000 Ideias, pretende estimular o espírito empresarial através do desenvolvimento de iniciativas em dois eixos:

a) a criação de ideias e planos de negócio;

b) a co-criação de inovação baseadas em equipas multidisciplinares de Jovens estudantes e/ou empreendedores

do Ensino Superior Politécnico em Portugal.

 

O primeiro eixo inclui um plano de formação técnica em empreendedorismo e planos de negócio, direcionado aos estudantes do ensino superior politécnico que já têm uma ideia de negócio, que desejam desenvolver, testar e apresentar publicamente. Estas formações mais avançadas em empreendedorismo acontecerão, numa primeira fase, a nível regional e numa segunda a nível nacional. Cada uma destas fases culminará com um concurso regional e nacional, respetivamente, de planos de negócio.

 

O segundo eixo, aprendizagem em projetos de co-criação, assume como ponto de partida um desafio lançado por uma entidade externa, ou a identificação de um desafio societal, ao qual os estudantes, em conjunto com os representantes de cada Politécnico ou elementos chave da sociedade (docentes, mentores e facilitadores) irão dar resposta, após o estudo do contexto atual, a antecipação das megatendências para o futuro. O processo de co-criação de inovação promove de forma conjunta a geração de ideias, a criatividade e a co-criação de inovação, com envolvimento em simultâneo e em espaço próprio, de jovens estudantes, do tecido empresarial e docentes do ensino superior, que são atores facilitadores da implementação deste processo.

 

A candidatura aos projetos é efetuada pelo Formulário respetivo: 

👉 Formulário de Inscrição de estudantes  

 

As empresas podem submeter propostas de desafios aos estudantes, através do seguinte formulário:

 

👉 Formulário de propostas de empresas

 



Ficha de projeto